Notícias
MDR realiza debate on-line com entidades ligadas ao transporte aquaviário
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) segue realizando encontros setoriais para elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. Nesta terça-feira (15), foi a vez de representantes do setor de transporte aquaviário participarem do debate, que conta com apoio da Agência Nacional de Águas e de Saneamento Básico (ANA).
Coordenador-geral de Obras Aquaviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Rodrigo Português destacou a importância das hidrovias para o transporte de grandes volumes de cargas em grandes distâncias. “Elas constituem importante ferramenta para o comércio interno e externo, pois propiciam a oferta de produtos a preços competitivos, alta eficiência energética, baixo impacto ambiental e seguro para cargas e usuários”, afirmou.
O uso das hidrovias para transporte de passageiros foi destacado pelo superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), José Renato Ribas Fialho. Segundo ele, a oferta desse serviço tem aumentado. “Apenas na região amazônica, é realizado o traslado de cerca de 10 milhões de passageiros por ano”, informou.
Esta é a penúltima de seis oficinas realizadas com os setores que integram a discussão do PNRH. Segundo o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo, os encontros têm sido um sucesso. “As contribuições nos debates com setores ressaltam a importância de fortalecer a gestão eficiente dos recursos hídricos, garantindo seus usos múltiplos", destacou. As apresentações de todos os debates realizados até o momento estão disponíveis neste link.
Também participaram do evento representantes do Ministério da Infraestrutura e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
Pesca, lazer e turismo
Na próxima terça-feira (22), será realizado o webinar com o segmento de pesca, lazer e turismo. Para fechar o primeiro semestre, haverá, ainda, um debate on-line com membros da sociedade civil sobre gênero, juventude, povos indígenas e comunidades tradicionais. A agenda completa de todas as oficinas planejadas para a construção participativa do novo PNRH está disponível neste link.
Saiba mais
Desde 2019, MDR e ANA trabalham na construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Naquele ano, foram propostas as bases conceituais para o processo participativo de elaboração do documento. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o calendário previsto de elaboração do novo PNRH sofreu adiamento e vem sendo retomado neste momento.
Para mais informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, clique aqui.