Notícias
MDR debate Plano Nacional de Recursos Hídricos com representantes da sociedade civil
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promoveu, nesta sexta-feira (25), uma oficina com representantes da sociedade civil para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que será válido para o período de 2022 a 2040. Os participantes puderam levar suas considerações sobre a política hídrica nacional, que serão consideradas nas futuras diretrizes do setor. Foram debatidos temas como a gestão de recursos hídricos sob as perspectivas de gênero, juventude, populações indígenas e povos tradicionais e das organizações de ensino e pesquisa.
O diretor do Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo, fez um balanço sobre a oficina. "Tem sido um grande desafio desenvolver essa política, principalmente em um momento adverso como o da pandemia. As oficinas são uma forma de garantir participação de qualidade entre todos os envolvidos na gestão dos recursos hídricos. É essencial trabalhar com metas e ações para capacitar os próximos gestores e introduzir o conceito da sustentabilidade na educação de base", declarou.
No decorrer deste ano, o MDR, com o apoio técnico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e em articulação com o Comitê Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), coordena o processo participativo de elaboração do novo PNRH 2022-2044, que constituirá a estratégia nacional para o gerenciamento dos recursos hídricos nesse período.
O processo de elaboração do PNRH 2022-2040 constitui uma oportunidade de levantar as principais necessidades de aprimoramento ou lacunas da política de recursos hídricos, seus instrumentos de gestão, seus espaços colegiados e da integração com as políticas setoriais e entre os níveis de planejamento.
Participaram da oficina representantes do CNRH nas áreas técnicas de ensino, pesquisa, indígena e de bacias hidrográficas e também da ANA, que apresentou informações sobre o uso da água no País em vários setores.