Notícias
Defesa Civil Nacional intensifica ações conjuntas com agências federais para dar apoio à Bahia
Brasília (DF) – As ações conjuntas da Defesa Civil Nacional com as agências federais para ajudar os municípios baianos atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias foram intensificadas na última segunda-feira (27). Após reunião com representantes de diversos órgãos, foram ampliadas medidas integradas de apoio ao estado.
O Ministério da Defesa disponibilizou três helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil para dar apoio logístico operacional aos municípios de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga.
Já o Ministério da Saúde fez o deslocamento de profissionais para a região, a reorganização da gestão do desastre em três salas com comando integrado e a elaboração de recomendações de cuidados com doenças, como a leptospirose.
O Ministério da Cidadania também integra as ações conjuntas com um levantamento diário dos municípios afetados, mapeamento de pessoas desabrigadas e desalojadas e o atual monitoramento da situação de 63 cidades baianas. Além disso, o órgão faz contato por e-mail ou telefone e o envio de orientações técnicas para todas as municipalidades atingidas, assim como a identificação daquelas com demanda de alojamentos provisórios. Até o momento, 44 alojamentos já foram solicitados.
O Ministério da Cidadania ainda mobiliza a Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e orienta os gestores estaduais e municipais de assistência social com relação a solicitação do cofinanciamento federal e da implantação e manutenção dos alojamentos provisórios para acolher famílias e pessoas desalojadas e desabrigadas. Já o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos disponibiliza o “Disque 100” para receber informações e denúncias sobre ocorrências provocadas pelas chuvas na Bahia.
A operação conjunta conta ainda com o Ministério das Comunicações, que apresentou a disponibilidade de uso de um sistema de comunicação via satélite, e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que realizou estudos para viabilizar o custeio de diárias e outros benefícios dos profissionais dos Corpos de Bombeiros Militares mobilizados para apoiar as ações de socorro e resgate no estado, além de disponibilidade para mobilização de pessoal da Força Nacional.
O Programa Pátria Voluntária também destinou, por meio da iniciativa Arrecadação Solidária, R$ 1,8 milhão para aquisição de cestas básicas, colchões, materiais de higiene pessoal e proteção sanitária. Ao todo, cerca de 49 mil pessoas serão beneficiadas.
Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prestou apoio enviando viaturas, servidores e uma embarcação, além de tentar contato com uma mineradora para dar apoio com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no recebimento de animais resgatados
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também vão intensificar os esforços com o gerenciamento de ofertas de ajuda internacional e o acompanhamento da estabilidade da rede de comunicação na região afetada, assim como o monitoramento de uma importante estação em Itajuípe, que agrega diversos sites do serviço móvel.
Também participaram da reunião representantes da Casa Civil, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Até o momento, os números de danos humanos são:
• Desabrigados: 32.133
• Desalojados: 34.121
• Desaparecidos: 1
• Feridos: 368
• Óbitos: 20
• Outros afetados: 358.981
• Abrigos ativos: 58