Notícias
Aplicativo SST Fácil traz novo tema sobre proteção radiológica
O aplicativo SST Fácil incluiu um novo tema para ampliar o conhecimento de seus usuários: proteção radiológica. Para tanto, o App aborda questões como as principais legislações relacionadas a esse tema, os meios protetivos, as interações das radiações com a matéria, os efeitos biológicos da radiação, parâmetros de doses de radiação e consequências.
A radiação é uma forma de energia, emitida por uma fonte, “que se propaga de um ponto a outro no ar, vácuo ou de meios materiais, com característica dual (ondas/partículas) com ou sem carga elétrica”. Ela é utilizada em atividades cotidianas, terapêuticas ou científicas. São os casos da luz, raios lasers, raios-x, micro-ondas, entre outros.
O nível de energia emitido, as características físicas, nocivas ou não aos organismos vivos, e aspectos modificadores da matéria diferenciam as radiações. Elas são classificadas em dois grupos macros: as radiações ionizantes e as não ionizantes.
As radiações ionizantes têm “capacidade de ionizar o meio que atravessa, ou seja, quando ela possui energia suficiente para arrancar um dos elétrons orbitais de átomos neutros, transformando em par de íons (raios-x, Raios Gama, Partícula Alfa)”.
Nos serviços de saúde, esse tipo de radiação é utilizada em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear. Na indústria, através da radiação gama para análise de tubulações. Em aeroportos e penitenciárias, o uso se dá por meio de scanners emissores de radiação para averiguação de pessoas e de bagagens. E até mesmo no ramo alimentício, as radiações ionizantes são utilizadas para a inibição da maturação e de microrganismos.
Para proteger os trabalhadores, as doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país. O uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs também são essenciais à proteção radiológica. Alguns EPIs utilizados nessa área são avental pumblífero, luvas pumblíferas, óculos pumblíferos, protetor pumblífero de tireoide e jaleco.
O conteúdo sobre proteção radiológica foi produzido pelos técnicos da Coordenação de Saúde no Trabalho – CST, da Fundacentro, Fernando Smecelato e Acrízio Almeida, com a orientação e supervisão educativa do chefe do Serviço de Ações Educativas, Cleiton Faria Lima.
O App SST Fácil pode ser instalado gratuitamente tanto em celulares com sistema Android quanto iOS. Acesse o Google Play ou a Apple Store para fazer o download.