Informações sobre o Edital:
O programa IberCultura Viva, juntamente com os Programas Iber-Rutas e IberCocinas, abrem inscrições para a 5ª Edição do Concurso Sabores Migrantes Comunitários, que premiará histórias de receitas e práticas culinárias de comunidades migrantes da Ibero-América.
A convocatória é dirigida a pessoas maiores de 18 anos de origem ibero-americana* que vivam em outro país que não o seu país de origem. Elas devem enviar, a título pessoal ou em nome de iniciativas comunitárias, uma proposta de prática culinária que conte uma receita de sua comunidade de procedência, a história por trás dela, e a forma com que esta receita se insere na comunidade de acolhida, dentro de uma experiência migratória.
As receitas e práticas culinárias podem ser apresentadas por escrito e/ou em formato de vídeo. Caso optem por vídeos, estes não podem exceder 5 minutos de duração. Também serão aceitas inscrições que incluam produções artísticas, como canções, poemas ou desenhos, entre outros. Podem ser usados os idiomas espanhol e português, ou alguma língua indígena com tradução em espanhol ou português em anexo.
Poderão participar pessoas nascidas em países ibero-americanos residentes em qualquer país do mundo, e pessoas que apresentem propostas de práticas culinárias e receitas de migrantes de sua família com até segundo grau de parentesco (pai/mãe, avô/avó). Essas apresentações terão uma cota máxima de seleção no concurso.
O valor total atribuído ao concurso é de 8 mil dólares para um máximo de 13 propostas. As iniciativas selecionadas receberão um reconhecimento como ‘Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana’ e um prêmio de US$ 600 (seiscentos dólares).
Situação do Edital: Aberto.
Período de inscrição: de 06/11/2023 até às 23h59 do dia 07/12/2023 (horário da Argentina - GTM-3).
Acesse AQUI o Edital de Seleção.
Acesse AQUI para inscrição no Edital, no Mapa IberCultura Viva.
Acesse AQUI o Portal IberCultura Viva.
Acesse AQUI o Manual Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva.
E-mail para consultas: programa@iberculturaviva.org
(*) São países ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.