Notícias
Na Holanda, comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional conhece pesquisas sobre uso eficiente da água e produtividade na agricultura
O trabalho desenvolvido nas estufas do centro de pesquisa permite a produção de espécies dos mais variados climas, com técnicas avançadas de hidroponia, iluminação artificial e espaços reduzidos (Fotos: Rodrigo Saccone/MDR)
Holanda – A comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), comandada pelo ministro Rogério Marinho, visitou, nesta quinta-feira (11), as estufas experimentais do centro de pesquisa da Universidade Wageningen, especializado no estudo de métodos de produção de alimentos com maior eficiência no aproveitamento de recursos, principalmente água.
O objetivo do encontro foi estabelecer um intercâmbio de informações e obter subsídios para a formulação de políticas públicas e modernização de marcos legais no Brasil. O trabalho desenvolvido nas estufas permite a produção de espécies dos mais variados climas, com técnicas avançadas de hidroponia, iluminação artificial e espaços reduzidos. As técnicas experimentais buscam maior eficiência energética e produtividade.
Para o ministro Rogério Marinho, a experiência holandesa é inspiradora e deve contribuir nas discussões para o aperfeiçoamento de práticas adotadas no Brasil. "A realidade holandesa é muito diferente da nossa. Nós possuímos grandes áreas de terra, sol e estamos trabalhando para levar água a todas as regiões. Mesmo assim, guardadas as diferenças entre os países, esse exemplo holandês de aplicação da ciência à produção pode contribuir para a promoção de avanços também no Brasil", afirmou o ministro.
A comitiva do MDR também realizou nesta quinta-feira uma visita ao porto de Roterdã, o maior da Europa, para conhecer os aspectos logísticos que fazem da Holanda um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
Este foi o terceiro dia de atividades da comitiva do MDR na Holanda. Na terça-feira (9), foram realizadas reuniões na sede da Universidade Wageningen, na cidade de mesmo nome . A equipe também conheceu a ONG Food Valley, hub que reúne mais de 200 instituições, empresas e participantes da cadeia de produção de alimentos em busca de uma nova lógica para o setor, tendo como pilares uma alimentação mais saudável, o uso sustentável do recurso e o desperdício zero.
Na quarta-feira (10), a comitiva do MDR se reuniu com a ministra de Infraestrutura e Gestão das Águas da Holanda, Bárbara Visser , para apresentar as medidas tomadas pelo governo brasileiro para promover o desenvolvimento das regiões mais pobres do País. Marinho e equipe também participaram de uma reunião na Netherlands Water Partnership, entidade que reúne governo, sociedade civil, pesquisadores e empresários em ações relacionadas à gestão da água.
Também foi realizada reunião para apresentação de projetos e oportunidades a empresários e investidores holandeses. O objetivo foi ampliar os investimentos do país europeu no Brasil, bem como fomentar parcerias que possibilitem a transferência de tecnologia, especialmente na área hídrica.
A comitiva do MDR visitou, ainda, instalações de contenção de cheias, como a barragem Maeslant, construída para evitar que tempestades na zona costeira provoquem inundações do território. A estrutura móvel fecha-se automaticamente quando há esse tipo de ocorrência.
Espanha
Na sexta-feira (12), o ministro Rogério Marinho estará na Espanha, onde se reúne, em Madri, com o vice-ministro e secretário de Meio Ambiente espanhol, Hugo Morán Fernández, com o diretor-geral de Água, Teodoro Estrela Monreal, e com representantes da Águas das Bacias Mediterrâneas (Acuamed) e da Associação Espanhola de Abastecimento de Água e Saneamento (AEAS). O objetivo é estreitar relações e trocar experiências sobre regulação e gestão de contratos de projetos, estudos, construção, aquisição ou exploração de obras.
Além disso, haverá uma visita ao Centro de Estudos e Pesquisas de Obras Públicas (Cedex). O órgão é vinculado ao Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do governo espanhol.