Ouvidoria
Participação Social
CGU ajuda cidadãos no Facebook a enviar manifestações de ouvidoria
A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu proposta pioneira para auxiliar cidadãos a se comunicar com a Administração Pública. É uma iniciativa das redes sociais da CGU, em parceria com a Ouvidoria-Geral da União (OGU), que facilita o processo de envio de solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios da população, por meio de mensagem privada no Facebook.
Desde junho de 2015, a CGU identifica, dentre as mensagens recebidas pelo chat do Facebook, as potenciais manifestações de ouvidoria e pergunta ao cidadão se gostaria que seu requerimento fosse registrado no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). Após a confirmação e o envio do e-mail pelo usuário, a equipe da CGU cadastra a manifestação no e-Ouv e fornece o número de protocolo para que o cidadão acompanhe o processo e receba resposta para sua demanda.
Primeiro órgão a realizar esse tipo de procedimento, a ação serve como suporte para o e-Ouv e busca facilitar o encaminhamento da manifestação do cidadão. Desde o início do processo, foram abertas cerca de quarenta demandas mensais pela OGU. Com mais de 230 mil curtidas, a página da CGU no Facebook insere a população na agenda e nas ações da Controladoria.
Como funciona o e-Ouv
O e-Ouv atua no diálogo entre o cidadão e os órgãos públicos, de modo que as manifestações realizadas pela população auxiliem na melhoria dos serviços prestados. A ferramenta já recebeu mais de dez mil manifestações, desde sua criação, em dezembro de 2014.