Realizações na Auditoria de Tomada de Contas Especial
A CGU, por meio de sua Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), realizou auditorias, no período de 1° de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2018, em processos de Tomadas de Contas Especiais, efetuando-se 29.078 análises (média de 1.710 por ano). Dessas análises, 23.965 contas (82% do total) foram consideradas irregulares. Dessa forma, esses processos foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), para julgamento, que envolvem recursos da ordem de R$ 23,8 bilhões.
Análises de processos de Tomadas de Contas Especiais (TCEs) efetuadas pela CGU
Exercícios | Análises de TCEs Efetuadas | Diligenciadas ao Órgão de Origem | Certificadas ao TCU | Retorno Potencial R$ |
---|---|---|---|---|
2002 - 2011 | 16.039 | 3.702 | 12.337 | 7.718.359.893,71 |
2012 | 1.688 | 414 | 1.274 | 1.453.300.009,34 |
2013 | 2.127 | 204 | 1.923 | 2.520.489.158,45 |
2014 | 2.500 | 178 | 2.322 | 1.381.037.790,38 |
2015 | 2.634 | 197 | 2.437 | 2.795.723.054,33 |
2016 | 1.335 | 168 | 1.167 | 2.589.820.465,42 |
2017 | 1.395 | 155 | 1.240 | 2.782.938.232,36 |
2018* | 1.360 | 95 | 1.265 | 2.607.801.854,40 |
TOTAL | 29.078 | 5.113 | 23.965 | 23.849.470.458,39 |
*Atualizado até 31/12/2018
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Fatos motivadores da instauração de processos de TCE
Motivo | 2002-2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | TOTAL | % |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Omissão no dever de prestar contas | 4.401 | 131 | 422 | 355 | 349 | 207 | 5.865 | 27,33% |
Irregularidades na aplicação dos recursos | 2.735 | 429 | 660 | 963 | 1336 | 512 | 6.635 | 30,92% |
Não cumprimento do objeto conveniado | 1.931 | 326 | 377 | 361 | 379 | 208 | 3.582 | 16,69% |
Prejuízos causados por servidor ou empregado público | 981 | 104 | 59 | 98 | 87 | 51 | 1.380 | 6,43% |
Não aprovação da prestação de contas | 1.269 | 103 | 145 | 335 | 192 | 122 | 2.166 | 10,09% |
Irregularidade praticada por bolsista ou pesquisador | 495 | 6 | 19 | 74 | 25 | 12 | 631 | 2,94% |
Irregularidade na cobrança de procedimentos do SUS | 444 | 77 | 117 | 72 | 34 | 33 | 777 | 3,62% |
Outros | 81 | 98 | 124 | 64 | 35 | 22 | 424 | 1,98% |
TOTAL | 12.337 | 1.274 | 1.923 | 2.322 | 2.437 | 1.167 | 22.700 | 100,00% |
*Atualizado até 31/12/2016
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A nomenclatura dos motivos para instauração de TCE, a partir de 1/1/2017, foi expandida e regulamentada pela Decisão Normativa TCU n.º 155/2016.A O quadro a seguir demonstra esta nova nomenclatura:
Fatos motivadores da instauração de processos de TCE A PARTIR DE 1/1/2017
Motivo | 2017 | 2018* | TOTAL | % |
---|---|---|---|---|
Omissão no dever de prestar contas | 313 | 407 | 720 | 28,74% |
Impugnação parcial de despesas | 218 | 224 | 442 | 17,64% |
Impugnação total de despesas | 189 | 153 | 342 | 13,65% |
Não encaminhamento de documentação exigida para a prestação de contas | 123 | 140 | 263 | 10,50% |
Não consecução dos objetivos pactuados | 126 | 102 | 228 | 9,10% |
Pagamento irregular de procedimentos do SIA/SUS e AIH | 80 | 32 | 112 | 4,47% |
Prejuízo causado por fraude na concessão de programas sociais | 5 | 64 | 69 | 2,75% |
Prejuízo causado por fraude na concessão/manutenção de benefícios previdenciários | 35 | 27 | 62 | 2,48% |
Prejuízo causado por empregado público | 36 | 19 | 55 | 2,20% |
Execução parcial do objeto | 38 | 17 | 55 | 2,20% |
Não execução do objeto | 35 | 12 | 47 | 1,88% |
Prejuízo causado por servidor público | 14 | 7 | 21 | 0,84% |
Ocorrência de qualquer outro fato do qual resulte prejuízo ao Erário | 5 | 14 | 19 | 0,76% |
Irregularidade praticada por bolsista | 7 | 9 | 16 | 0,64% |
Irregularidade praticada por pesquisador | 3 | 9 | 12 | 0,48% |
Não devolução de saldo do convênio | 2 | 8 | 10 | 0,40% |
Desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos | 4 | 5 | 9 | 0,36% |
Não comprovação da utilização dos recursos resultantes de aplicação financeira no objeto | 7 | 7 | 0,28% | |
Consecução parcial dos objetivos pactuados | 1 | 5 | 6 | 0,24% |
Cobrança irregular de procedimentos do SIA/SUS e AIH | 2 | 2 | 4 | 0,16% |
Não utilização dos recursos de contrapartida pactuada | 2 | 1 | 3 | 0,12% |
Não aplicação dos recursos recebidos no mercado financeiro | 1 | 1 | 2 | 0,08% |
Utilização parcial dos recursos da contrapartida pactuada | 1 | 0 | 1 | 0,04% |
TOTAL | 1.240 | 1.265 | 2.505 | 100,00% |
*Atualizado até 31/12/2018
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Processos de TCE encaminhados ao TCU – Por pasta ministerial
O quadro a seguir apresenta os resultados, nos últimos 17 (dezessete) anos, das auditorias nos processos de TCE, de cada pasta ministerial, encaminhados ao TCU para julgamento.
Convém ressaltar que aqueles órgãos que apresentam maior número de TCEs ou com valores mais significativos em apuração não são, necessariamente, os mais problemáticos ou que apresentam mecanismos de controle menos eficazes. Antes de qualquer inferência nesse sentido, é preciso conhecer as peculiaridades e características de cada órgão, de forma a não gerar comparações distorcidas.
Órgãos | 2018* | Acumulado 2002/2018 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Qtde | Valor (R$) | Qtde | Valor (R$) | Qtde(%) | Valor (%) | |
MS - Ministério da Saúde | 252 | 650.334.407,46 | 6205 | 6.571.449.599,62 | 25,89% | 27,55% |
MI - Ministério da Integração Nacional | 32 | 294.745.041,49 | 1417 | 3.091.487.485,15 | 5,91% | 12,96% |
MEC - Ministério da Educação | 425 | 338.234.457,48 | 5253 | 2.859.332.986,54 | 21,92% | 11,99% |
MTrab - Ministério do Trabalho | 33 | 93.625.620,43 | 1268 | 1.883.405.171,35 | 5,29% | 7,90% |
MT - Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil | 6 | 40.113.414,3 | 156 | 1.788.453.337,46 | 0,65% | 7,50% |
MDS - Ministério do Desenvolvimento Social | 76 | 92.756.029,89 | 1771 | 1.154.606.547,34 | 7,39% | 4,84% |
MTur - Ministério do Turismo | 88 | 70.353.942,37 | 1799 | 926.357.713,38 | 7,51% | 3,88% |
MF - Ministério da Fazenda | 20 | 38.076.977,62 | 598 | 756.629.724,1 | 2,50% | 3,17% |
MinC - Ministério da Cultura | 204 | 217.401.235,41 | 1040 | 874.862.190,65 | 4,34% | 3,67% |
MP - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão | 1000 | 490.881.342,6 | 4,17% | 2,06% | ||
MME - Ministério de Minas e Energia | 2 | 3.619.371,95 | 13 | 391.850.991,44 | 0,05% | 1,64% |
MMA - Ministério do Meio Ambiente | 1 | 188.698,36 | 612 | 382.548.820,94 | 2,55% | 1,60% |
MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações | 58 | 55.574.404,21 | 1185 | 64.776.8062,37 | 4,94% | 2,72% |
MJ - Ministério da Justiça e Segurança Pública | 11 | 10.922.763,79 | 288 | 352.692.652,71 | 1,20% | 1,48% |
ME - Ministério do Esporte | 18 | 58.792.205,4 | 440 | 355.264.635,25 | 1,84% | 1,49% |
MDH - Ministério dos Direitos Humanos | 2 | 1.244.389,01 | 2 | 1.244.389,01 | 0,01% | 0,01% |
MCid - Ministério das Cidades | 25 | 370.030.251,86 | 344 | 709.149.148,22 | 1,44% | 2,97% |
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento | 6 | 5.193.329,3 | 401 | 209.041.669,66 | 1,67% | 0,88% |
MDIC - Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços | 5 | 266.395.312,46 | 124 | 374.512.098,44 | 0,52% | 1,57% |
Conselhos Federais | 1 | 200.001,61 | 1 | 200.001,61 | 0,00% | 0,00% |
PR - Presidência da República | 4 | 27.731.890,55 | 0,02% | 0,12% | ||
Total Geral | 1.265 | 2.607.801.854,40 | 23.965 | 23.849.470.458,39 | 100,00% | 100,00% |
*Atualizado até 31/12/2018
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Análises de Processos de TCE – Decorrentes do Programa de Sorteio
No quadro a seguir, está demonstrada a quantidade de processos de tomadas de contas especiais instaurados em decorrência das irregularidades apontadas no Programa Sorteio. Vale ressaltar que estão contabilizados apenas os processos recebidos a partir do exercício de 2008, uma vez que nos exercícios anteriores não constavam dos relatórios tal informação.
Dos 385 processos decorrentes do Projeto Sorteio, recebidos no período de 1º de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2018, todos foram analisados, sendo que 356 referem-se a processos que foram certificados e encaminhados ao TCU, para julgamento das irregularidades, e 29 referem-se a processos que foram devolvidos aos respectivos órgãos em diligência para informações/esclarecimentos complementares.
Exercícios | Análises de TCEs Efetuadas | Diligenciadas ao Órgão de Origem | Certificadas ao TCU | Retorno Potencial R$ |
---|---|---|---|---|
2008 | 37 | 1 | 36 | 9.164.333,33 |
2009 | 21 | 3 | 18 | 11.529.086,28 |
2010 | 11 | 2 | 9 | 6.254.752,92 |
2011 | 66 | 7 | 59 | 27.402.085,25 |
2012 | 52 | 7 | 45 | 27.305.204,98 |
2013 | 56 | 3 | 53 | 22.983.527,62 |
2014 | 22 | 1 | 21 | 8.980.067,73 |
2015 | 17 | 1 | 16 | 13.008.459,26 |
2016 | 11 | 1 | 10 | 26.078.678,30 |
2017 | 17 | 1 | 16 | 6.583.800,32 |
2018* | 75 | 2 | 73 | 348.963.234,08 |
TOTAL | 385 | 29 | 356 | R$ 508.253.230,07 |
*Atualizado até 31/12/2018
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